sábado, 13 de novembro de 2010

O cabelo













Desde os tempos mais remotos o homem sente a necessidade de se embelezar, de parecer e se tornar atraente. Um dos fatores mais importantes para a aparência do rosto é o cabelo.
As diferentes preferências e hábitos induzem as pessoas a alterarem a forma (permanente e alisamento) e a cor (coloração e descoloração) do cabelo.

Embora as tendências da moda e os padrões de beleza variem entre os diferentes povos e em diferentes épocas, cabelo sempre teve importância fundamental, sendo as mudanças da forma e da cor conhecidas há muito tempo.
Nos tempos mais remotos visavam-se apenas os aspectos de adorno.
Atualmente, com o avanço da indústria de cosméticos, que possibilita grandes variedades de produtos e serviços, é necessário ajuda de um profissional para fazer uma boa análise e indicação do uso adequado de bons produtos e serviços mais apropriados e assim obter uma boa aparência/ manutenção saudável dos fios (brilho, maciez, elasticidade). Pois o cabelo é uma fibra natural, uma proteína denominada queratina. Como um cabo de aço, o talo do cabelo deve sua força excepcional a sua estrutura de composição.

A queratina, por sua vez, é formada por longas cadeias de polipeptídios dispostos em fileiras paralelas no eixo longitudinal do cabelo.
Sendo assim o cabelo e todas as demais fibras de queratina têm uma estrutura muito complexa. Isso dificulta a compreensão de todas as suas propriedades (físicas químicas e mecânicas). Para poder entender os processos de alteração da forma (permanente e alisamento) e da cor (coloração e descoloração) é necessário compreender a estrutura e a composição química do cabelo.

Você sabia?

Além da queratina, o cabelo também contém: carbono (45%), Oxigênio (28%), Nitrogênio (15%), Hidrogênio (7%) e Enxofre (5%).
Há, também, vestígios de Cálcio, Cádmio, Cromo, Cobre, Mercúrio, Zinco, Chumbo, Ferro, Arsênico e Silício.

Vejam estes videos sobre a estrutura capilar, é muito legal!
http://www.youtube.com/watch?v=1YsUhyWsi20&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário