terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana de identidade Visual / Visagismo

Passamos por uma semana cheia de novas informações e conhecimentos em conjunto com a oficina de figurino.

Algumas reflexões importantes foram abordadas para se observar, antes de iniciarmos um trabalho ou um projeto: uma delas é que no instante que nos relacionamos com uma imagem nos deparamos com algumas sensações de efeito emocional.

Segundo o artista plástico Philip Hallawell, especialista em linguagem visual, também se refere a esta questão dizendo: “A maneira como a imagem pessoal afeta as pessoas é igual a como qualquer outra imagem a influencia”.
Sendo assim para criarmos uma identidade visual é importante sabermos identificar ou reconhecer os sinais (alfabetização visual) que podem ter valor estético ou simbólico e que estão inseridos na imagem através das linhas /formas geométricas, cores, estrutura / composição e que afetam o processo de comunicação.

Depois foi apresentado outro estudo sobre as cores pigmentos e da perspectiva da análise de cores da palheta Sazonal (As quatro estações) não são as do Vivaldi, heim! Nos testes pôde-se ver a cor reagindo em cada um e descobrindo qual a sua estação. Foi bem legal; Em algumas pessoas foi um pouco mais difícil de se perceber, normal, afinal somos brasileiros e temos uma forte influencia de miscigenação. O importante é exercitar bastante com estes testes; lembre-se que a mostra dos tecidos ficarão sempre no armário da sala.

No segundo dia ampliamos um pouco mais o conceito dos símbolos arquetípicos e aí o que cada linha e forma geométrica subliminarmente comunica. Depois analisamos estas linhas e formas geométricas no rosto (e suas devidas proporções) passando pelo cabelo e roupas até chegarmos aos temperamentos (quais são eles mesmos?) e aí algumas correspondências / conexões foram estabelecidas: Análise rosto / Análise cor/ Análise temperamentos.

Ao final cada um respondeu a um questionário e se chegou ao seu/ seus temperamentos dominantes.

Ufa! Quanta informação! Agora é com calma durante este percurso ir digerindo: estudar bastante, pesquisar, se aprofundar, observar, relacionar, exercitar o olhar para estes elementos e conceitos novos, aliás, não tão novos assim.

Deixo aqui dicas de alguns livros como objeto de estudo e aprofundamento:
  • Donis. A. Dondis / Sintaxe da Linguagem Visual
  • Philip Hallawell / Visagismo – Harmonia e estética / Editora Senac
  • Philip Hallawell / Visagismo integrado / identidade, estilo e beleza / Editora Senac

Outros procurar em sebo ou outras bibliotecas
  • Carole Jackson /Cores para minha beleza
  • Adriana Leite e Lisette Guerra / Figurino uma experiência na Televisão.
  • Woman's black color to color.
  • Norbert Glas /Os Temperamentos: A Face Revela o Homem -II.
Vejam algumas fotos











Nenhum comentário:

Postar um comentário